-
Arquitetos: lequang-architects
- Área: 250 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hoang Le
-
Fabricantes: Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A família vietnamita tradicional segue o padrão multigeracional. Os pais, filhos e irmãos solteiros geralmente constituem uma tipologia específica chamada "Tu Dai Dong Duong" (quatro gerações sob o mesmo teto). Por conta disso, a mentalidade da propriedade de terra no Vietnã nos últimos 30 anos levou a um tipo de casa tubular, que é uma variação da tradicional "shophouse".
O terreno do Sr. Nhan é um lote herdado pertencente a três famílias e, em vez de dividi-lo em três casas lineares, propomos uma estrutura em espiral para que os blocos girem em torno de um jardim central concebido como solução microclimática. Nessa mistura, há espaço para quatro famílias viverem juntas: o bloco da avó + tia, o bloco dos pais e os blocos das duas famílias dos filhos. No final, o local se torna mais do que uma casa; é um espaço para as pessoas viverem juntas, acordar e cozinhar, conversar e cuidar das crianças, fortalecendo os relacionamentos dentro de um lar, como o típico sistema familiar dos vietnamitas.
"Mais do que uma casa" é o objetivo arquitetônico que buscamos neste projeto. O bloco principal é dividido em três pátios para afastar o volume da área de tráfego ao sul, ajudando a reduzir o ruído da via principal. Os espaços públicos são dispostos de frente para o jardim central, onde ocorrem atividades comuns, como uma sala de estar, duas cozinhas adjacentes, uma área de lavanderia e um espaço de colheita agrícola. Esse jardim central também é um lugar acolhedor para os vizinhos, que costumam vir aqui, sentar sob a varanda, beber chá e conversar até tarde sob a sombra das árvores. O bloco mais baixo ao sul gradualmente sobe para o norte e ajuda a fornecer luz natural para cada quarto; além disso, regula e reduz o impacto do vento durante a feroz estação chuvosa.
Mais do que uma casa. O espaço de adoração também é um componente importante nas casas das quatro gerações. Essa tipologia requer estimar mudanças demográficas, pois as crianças nascerão e os idosos um dia partirão. É uma parte da vida que acontece sob o mesmo teto. Trabalhamos para garantir que esses eventos ocorram aqui: as cerimônias de nascimento, os aniversários de morte e até os funerais.
Como uma casa de baixo custo, aproveitamos toda a parte de tijolos da antiga casa para construir uma nova; os entulhos são reutilizados para paisagismo, aumentando a área permeável. Toda a casa é construída com um único material, tijolo cerâmico; um elemento tradicional de Quang Nam que traz frescor, libera calor e mantém as superfícies limpas e secas.
Acima de tudo, esperamos que esse modelo seja considerado uma nova solução para famílias de quatro gerações no centro do Vietnã; fazendo parte de nosso estudo de longo prazo sobre o enfrentamento das mudanças climáticas.